Páginas

segunda-feira, 1 de julho de 2013

A Comédia Trágica ou A Tragédia Cômica de Mr. Punch



Em um dia na semana passada, eu li Mr. Punch. Antes de falar de qualquer outra coisa, tenho que falar da arte de Dave McKean neste livro, feita com tanto cuidado e identidade. Dave mistura fotografia, colagem e ilustração e administra a mistura com doses perfeitas e perturbadoras.



Reparem também as cores, por favor.


Mais uma coisa: Punch e Judy é um teatro de fantoches muito comum na Inglaterra, e o livro se trata de lembranças da infância de alguém que muito assistia esses bonecos. 
Há coisas estranhas no livro, não sei se é coisa da minha cabeça ou se mais alguém também notou, mas alguns acontecimentos na família desse garoto enquanto ele é criança são refletidos (ou parecem ser) no teatro de Mr. Punch.
Outra coisa que gostei bastante: o livro começa quando o protagonista, criança, encontra na praia uma tenda com uma apresentação de Punch e Judy, ficando encantado com os segredos do boneco; e termina com o protagonista já adulto descobrindo um desses segredos. Eu gostei muito disso, é como se a magia e o começasse e acabasse ali, naquelas poucas páginas.
Neil Gaiman, ao bolar a historia, deixa muita coisa, muita informação, subentendida. Aqueles detalhes ficam ali, flutuando no ar onde o protagonista enquanto criança não percebesse, mas o protagonista adulto, que te conta a história, talvez já imagine alguma coisa sobre seu passado e você, como leitor, vai imaginando com ele.

É isso. O livro está lindo e muito merece ser lido. A leitura parece simples, mas é preciso atenção eu diria.
Fica aí a dica. Sei que muito de vocês que lêm o blog são amigos meus, então podem me pedir emprestado.

Um comentário:

  1. Sim, como todo livro do "apenas" autor de Sandman, detalhes nao estao ali a toa, e isso é uma das coisas q mais te prendem nas historias desse cara. Viajo legal, e quero o livro emprestado, ahhahahahhah.

    ResponderExcluir