Páginas

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Por Que Eu Abandono Livros

Essa postagem era pra parecer uma resenha, mas será só um desabafinho.

Detesto gastar dinheiro com livro ruim, sério. E foi o que aconteceu no mês retrasado quando eu comprei O Circo da Noite. Tudo bem, me custou só R$10,00, mas não podia ser menos ruim? O livro se desenvolve tão bem quanto minhocas tentando atravessar uma pista de asfalto quente. Vi algumas resenhas totalmente apaixonas por esse livro e me pergunto: Esse povo tem merda na cabeça?




Querem saber do que se trata O Circo da Noite? É sobre comida. A cada jantar que aparece no livro, a autora faz questão de discorrer parágrafos falando sobre o ambiente e a decoração enquanto dedica páginas à descrição dos pratos. Da entrada até a sobremesa, o quanto são perfeitos, delicados, bem pensados, apurados...

Pra que vocês entendam melhor, da página 57 até a 60 ela usa para descrever como são os muito citados no livro, Jantares da Meia-Noite na maison Lefèvre, como está este jantar em específico e os convidados chegando e se acomodando. Parece pouco, mas as páginas são grandes, as letras pequenas. Há um punhado de informação não tão necessária.

Mais tarde, na página 132, há dois trechos de descrição de comida para o bom sono.

"Chega o prato seguinte e Celia volta a ouvir e observar, enquanto tenta identificar se a carne disfarçada numa torta leve como pluma imersa num delicado molho de vinho é na verdade carneiro ou algo mais exótico. 
(...)
A sobremesa interrompe a conversa completamente. Globos de açúcar soprado estão em todos os pratos e precisam ser rompidos para que as nuvens de creme lá dentro sejam acessadas.
Depois da cacofonia do  açúcar se partindo, não demora muito para que os comensais percebam que, embora os globos pareçam idênticos, cada um deles foi presenteado com um sabor exclusivo.
Todos provam as sobremesas um dos outros. Enquanto algumas são facilmente identificadas como gengibre com pêssego ou cocos com curry, outras permanecem deliciosos mistérios.
A sobremesa de Celia é claramente de mel, porém com uma mescla de temperos sob a doçura que ninguém consegue reconhecer."
Talvez, para você, pessoa paciente, isso não tenha sido nada demais, apenas descrições um tanto decoradas e entediantes. Mas não será isso que estraga o livro todo. Claro que não, caro leitor. O livro todo é assim! Recomendo fortemente que não esteja com fome antes de ler este livro, pois esta é a unica sensação que este livro conseguirá de passar. Ou sono. Com certeza sono.

Considerações finais: Se deseja um livro que mais pareça um instagram de fotógrafos gourmet, esse com certeza é o livro certo para você.


Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário