Páginas

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Progresso?

Este post é sobre algo que já foi tema do vestibular da UNICAMP. Não tenho pretensões de fazer desta uma ótima dissertação, mas sinto necessidade de expor o meu ponto de vista e é pra isso que serve esse blog.

Falaremos então dele, do considerado inevitável, do progresso. Mas eu vos digo, a mudança sim é inevitável - não necessariamente ela será um progresso.

Dr. Abobrinha dizia que manjava do progresso


Para entender a linha de pensamento, é necessário voltar à Idade da Pedra. O ser humano tinha uma necessidade, coisa simples, levar coisas pesadas de um lado para o outro. Deve ter demorado um pouco, mas inventou-se a roda. Porém, a roda sozinha só rola. Era necessário uma estrutura de madeira para apoiar a coisa a ser carregada e alguém que puxe ou empurre isso. Surge o escravo.

Continua-se precisando levar coisas de um lado para o outro, mas agora com mais velocidade. Domaram animais para isso, mas mesmo assim o escravo não desapareceu. Ele tinha outros inúmeros afazeres. E quanto mais afazeres qualquer um tinha, melhor progredia a tecnologia. As agulhas de mão um dia deram lugar para às maquinas de costura, os gigantescos telefones residenciais e a telefonista foram substituídos por celulares modernos que nem mais botões tem. As evoluções tecnológicas sempre evoluíram de maneira rápida e vão cada vez mais rápido! O celular super moderno que você compra hoje em um ano não faz metade das coisas que você "precisa" que um celular faça.

Agora, volte ao escravo. Ele existe há quanto tempo? E quando o Abolicionismo começou a ser pensado? Foi no século XVIII. Se tornou popular apenas no XIX, que foi quando aconteceu a abolição aqui no Brasil (eu não consigo nem ter ideia de quanto tempo há entre o dia que surgiu o escravo e a abolição). Hoje, 125 anos depois, a escravidão é tida como abominável pela maioria das pessoas. Mesmo assim, ainda existem escravos e ainda existem consumidores Nike.

Vamos comparar agora? De modo bem simplificado.

Clique para ampliar

Até aqui temos - Progresso tecnológico: Para o alto e avante!
                        - Progresso humano: Complicado e não lucrativo.

- Talvez eu faça um segundo post sobre esse tema, não tenho certeza -

Nenhum comentário:

Postar um comentário