Páginas

domingo, 16 de junho de 2013

Não só sobre São Paulo

Parece que não tem como não falarmos sobre isso, nem é um assunto que eu evitaria por muito tempo, mas é que não acho que ainda há muito mais a ser falado. Talvez eu retome o assunto daqui alguns dias pra não fazer uma postagem tão grande então.

Eu tenho observado que, em questões de internet, a linha que divide quem é a favor de quem é contra a manifestação contra o reajuste da tarifa nunca foi tão explicita e creio que isso tenha um motivo.

Quem é a favor/contra a manifestação não tem mais medo de se expor.
Com a internet presente em nosso cotidiano algumas coisas mudaram na nossa vida. É muito mais simples expor a sua opinião, injustiças ou qualquer agressões feitas à você causadas pela exposição da sua opinião. A internet tem possibilitado o que pessoas sejam autodidatas. Todo mundo pode aprender a tocar violão por vídeos do YouTube, ou aprender uma nova língua... e também estudar sobre política, economia, religião, história, qualquer coisa que lhe interesse. Isso proporciona a um numero cada vez maior de pessoas o pensamento crítico. É cada vez mais comum lermos críticas sobre tudo em todos os lugares. Se expor opinião é algo comum, porque eu teria medo de fazer isso? Mas isso é só no mundo da internet, claro. (Não estamos falando apenas de covardia, estamos falando de uma clara repressão)

As pessoas gostam de serem extremas na internet para parecerem decididas. (Mas isso não tem fundamento em pesquisa nenhuma, é só o que parece ao meu ver.)

As pessoas boas devem amar seus inimigos. - MADRUGA, Seu

Sobre a ação policial:  Há vários textos de blogs, reportagens, videos e etc sobre, mas mesmo assim há algumas coisas que eu queria dizer. A polícia ou o Estado (que seja), nunca precisou se preocupar com o que as pessoas estavam achando. A mídia tradicional está acostumada a exibir os acontecimentos em protestos e manifestações de modo bem parcial, defendendo o "poder". Claro, ela não quer perder a credibilidade e acabar "falindo" por "dividas misteriosas". Até os últimos grandes protestos deste país, toda vez que um jornalista ousava dizer algo, que não fosse o que o "poder"queria que fosse dito, ele sumia. Mas agora estamos no século XXI, as câmeras de nossos celulares registram qualquer coisa e enviam com facilidade pra qualquer rede social qualquer foto, vídeo, frase... Antes só sabia a total verdade quem estava na manifestação, e às vezes nem todos eles, hoje é possível saber de todo e qualquer abuso.

Além disso, tenho que dizer que a MELHOR COISA que aconteceu (não melhor no sentido de boa, mas no pra que essa coisa foi usada. há males que vem para o bem) foi a imprensa levando borrachada. Vocês, imprensa, nunca estiveram ao nosso lado e hoje vocês percebem que fazem parte do povo tanto quanto o vândalo, o cinegrafista amador, o seu Joaquim que teve que fechar a venda mais cedo. É uma pena que se não fosse desse modo vocês ainda estariam falando sobre "como os baderneiros destruíram a cidade de São Paulo".

Espero que todos os feridos, sejam eles a imprensa, a manifestação, os cidadãos que não participavam da manifestação mas passavam por ali, melhorem logo. Porque essa manifestação não é mais sobre transporte público, é sobre qualidade de vida e segurança, e sei que todos estes feridos voltam às ruas e dessa vez todos com a mesma intensão, fazer barulho.

***

Já achei que estávamos atrasados com as manifestações, mas esse grande começo acontecer agora, tão perto da Copa Mundial de Futebol e da Copa das Confederações, me faz pensar que cada segundo de espera por este momento valeu a pena.

Não desperdicem esse momento, não sabemos o quanto ele vai durar e só será maior se as pessoas se unirem por ele. Amanhã será o Quinto Grande Ato em São Paulo, que é o movimento que tenho mais acompanhado. Deixo aqui minhas expectativas.

E, caso você seja um PM que apoie a manifestação e tem um filho menor, não o impeça de ir à manifestação por causa das atrocidades de seus colegas. VÁ com seu filho. Antes de você ser policial, mas ao mesmo tempo de você ser pai, você é parte de um povo que luta por melhorias inclusive para você!

Obrigada por ler até aqui. Vou deixar vídeos e um texto sobre as manifestações aqui.

Leon com comentários muito interessantes sobre a PM

E você que achava que ela só fazia vídeo de sobremesa

Jornalismo bem feito


Nenhum comentário:

Postar um comentário