Páginas

sábado, 1 de junho de 2013

Sobre Livros: Memórias Fictícias

Eu não pretendia fazer resenha de livros, então não trate isto como uma resenha, por favor. Encare como um comentário um tanto extenso. 

Há algumas coisas que devem ser consideradas antes de qualquer coisa: o livro é brasileiro, foi publicado com o selo Novos Talentos da Literatura Brasileira, da editora Novo Século, e a autora é Carina Corá. Creio que seja o primeiro livro dela e ela já se saiu muito bem.



Talvez eu tenha gostado tanto desse livro porque não criei nenhuma expectativa. Nunca tinha visto nada sobre a autora, nenhum comentário sobre o enredo e talvez por causa dessa postagem o livro se estrague para vocês, mas espero que não. Vou tentar não dizer nada que acabe com a grande surpresa do final.

O livro foca primeiramente em Coralina de Lilá, uma garota que se muda com a mãe para uma casa muito antiga, onde há uma torre e mora uma freira chamada Bianca Giacomina. O livro é narrado aos olhos de Coralina e o tempo você entende que Bianca sabe de tudo, de todas as respostas, e você, leitor, não sabe de nada. O acontecimento que te mostra isso é uma das primeiras noites de sono de Coralina na casa, onde ela sonha com a torre e assim que acorda, de madrugada, Bianca entra em seu quarto, então há o seguinte diálogo:
"Que pensa que está fazendo, Coralina? Por que não dorme? Não gostou da casa?"
"Irmã, perdoe-me. Ouvi seus passos, meu sono é leve e acordei. É a minha primeira noite aqui, creio que amanhã dormirei como um anjo, a casa é maravilhosa e a cama é muito aconchegante."
"Com certeza, amanhã você deve dormir como um anjinho, Coralina! Chega de ficar acordada, entendeu?"
"Sim, irmã. Mas já disse, acordei por ouvir os seus..."
"Não minta! Sonhou com a torre e logo já estava subindo as escadas para descobrir o que há lá dentro, não é? Eu sei o poder que a curiosidade tem sobre nossas ideias. A torre é minha! Nunca se atreva"

Achou essa conversa estranha? Tudo é estranho nesse livro, mas achei super compensador por sua estranheza ao final. A história consegue te envolver bem com o suspense e o lado sobrenatural.

Se você se ver interessado, pode ver o que as pessoas acham dele no skoob.
Se você já leu, deixe seu comentário, mas evite spoiler.

E aqui o site oficial do livro.

Um comentário: